sexta-feira, 17 de junho de 2011

A melhor cor para sua logomarca

A cor de uma logomarca deve sugerir o que sua empresa vende. Ela afeta diretamente a percepção que os outros têm. Elas transmitem os significados e mensagens que desejamos. Nossas mentes estão programadas para responder às cores. As mensagens subliminares que recebemos das cores dão vida aos nossos pensamentos.





VERMELHO
Ação, Aventura, Agressividade, Sangue, Perigo, Energia, Amor, Paixão, Força e Vigor.
Red Bull tem duas doses de vermelho na marca e foi uma ótima escolha para uma marca que representa uma bebida energética. A empresa define a bebida com o slogan, “Red Bull vitaliza o corpo e a alma” e ” Red Bull te dá asasss!” O amarelo entra para dar mais vida ao vermelho, formando uma paleta de cor análoga para a marca.



ROSA
Apreciação, Delicadeza, Feminilidade, Floral, Gentil, Inocente, Romântico, Tranquilo.
A cor rosa é muito proeminente na marca da Mattel, Barbie. É a cor utilizada para um brinquedo – boneca – que é vendida para pequenas garotas. A tipografia utilizada complementa a escolha da cor reforça o posicionamento da marca, passando a idéia da escrita de uma menina.




LARANJA
Criatividade, Entusiasmo, Jovial, Diversão.

Laranja foi à escolha perfeita da cor para o Nickelodeon, que tem como público alvo as crianças. O laranja é divertido e jovem, o que reflete na programação do canal. O design por trás da marca do Nickelodeon dá ênfase ao tema jovial com os respingos de tinta e tipografia divertida.



AMARELO
Cuidado, Alegria, Curiosidade, Felicidade, Brincadeiras, Positividade, Acolhedor.

Todos nós conhecemos o Mcdonald’s (principalmente os seus arcos dourados) e o seu slogan “Eu amo tudo isso”. A Mcdonald’s usa uma paleta de cor análoga.Com predominância do amarelo, já que o seu foco são as crianças, alegria e felicidade. O vermelho funciona bem para acentuar o amarelo, evocando a fome.




VERDE
Ambiente, Harmonia, Inexperiência, Cura, Saúde, Tanquilidade, Dinheiro, Renovação, Natureza.

O verde foi uma escolha de cor para um canal em que a sua programação foca na natureza e animais. Os vários tons de verde foram uma boa escolha para o Animal Planet, passando a idéia de florestas, grama e natureza no geral.


AZUL
Autoridade, Calma, Dignidade, Poder, Fidelidade, Segurança, Sucesso.
O azul da IBM representa uma empresa estável e bem estabelecida. Quando Paul Rand redesenhou a marca ele mudou o tipo sólido com 8 barras horizontais que representam “velocidade e dinamismo”. Enquanto a marca não utiliza do seu azul original hoje, ainda é uma cor muito promissória para a marca da empresa.


ROXO
Cerimônia, Fantasia, Justiça, Mistério, Realeza, Sofisticação, Espiritualiade.


A empresa Hallmark usa o slogan “When you care enough to send the very best.” O uso da cor roxo na marca dá ênfase ao slogan da empresa. Passa a idéia de realeza e sofisticação que é reforçado pelo uso da coroa como signo visual.


MARROM
Calma, Terra, Naturalidade, Simplicidade, Utilidade, Profundidade.

UPS usa a cor marrom para se diferenciar da sua concorrência (FedEx). Enquanto a cor é vista por muitos como chata e conservativa, UPS registrou o tom de marrom e o usa com exclusividade. No redesign da marca feito em 2003 houve a adição do amarelo para trazer riqueza e aconchego para a marca.

PRETO
Autoridade, Clássico, Conservativo, Formalidade, Mistério, Tradição.
O marca de James Bond 007 utiliza um preto sólido. A cor escolhida para o clássico da espionagem funciona bem. A cor passa a autoridade, sofisticação e mistério presente nos filmes.


CINZA
Autoridade, Humildade, Respeito, Melancolia, Seriedade, Estabilidade.
A marca da luxuosa Swarovski é cinza. O cinza pode representar a liderança que faz parte do produto que a empresa produz, mas também representa o respeito e autoridade que vem com a história da empresa, que está há mais de 100 anos no mercado.

Extraído do blog fernandacarvalho.com

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